Notícias

Publicada: 07/11/2017

O que fazer quando seu plano de saúde é suspenso

 

Nos últimos anos, muitos planos de saúde vem sofrendo a intervenção e até a suspensão das atividades. Estas medidas são tomadas pela ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, que identifica as falhas nos serviços e as deficiências das empresas prestadoras, que não cumprem os contratos firmados com seus clientes ou não efetuam os devidos pagamentos à rede credenciada.

Somente em setembro deste ano, a ANS suspendeu a comercialização e a atividade de 41 planos de saúde, que pertencem a dez operadoras. Ao todo, mais de 175 mil pessoas foram atingidas com a ação. Para voltar a comercializar os serviços, as empresas precisam regularizar os problemas assistenciais encontrados e, ainda, aguardar o próximo ciclo de avaliação da Agência.

Meu plano foi suspenso: e agora?

Em princípio, os beneficiários de planos que sofreram a intervenção ou a suspensão por parte da ANS tem o direito assegurado à continuidade do atendimento. No entanto, é muito comum encontrar hospitais, clínicas e demais espaços de saúde que passam a rejeitar pacientes provenientes destes planos. Nestes casos, só resta ao usuário pesquisar até encontrar um local que o atenda ou recorrer à justiça para conseguir o seu atendimento. Muitas vezes, essa demora pode ser prejudicial e causar danos irreparáveis.

Existem alternativas aos planos de saúde?

Sim. Existem alternativas e, na verdade, são até muito vantajosas em relação a este tipo de serviço. São os seguros saúde. Entre os principais diferenciais do seguro em relação ao plano de saúde estão a confiabilidade e a liberdade de escolha por parte do assegurado.
Enquanto o cliente de um plano fica preso a uma rede credenciada que, muitas vezes, é limitada regionalmente ou tem poucas opções disponíveis do mesmo tipo de serviço, com o seguro saúde a limitação é regida pela apólice: pode ser local ou nacional, inclusive com atendimento fora do país em situações previstas.

Principais vantagens do Seguro Saúde

Entre as principais vantagens de se contratar um seguro saúde, citam-se:

Limite de abrangência definido pela apólice, podendo ser local ou nacional, com atendimento fora do país em situações definidas;
Liberdade para escolher qualquer hospital de preferência do segurado, inclusive fora do domicílio onde mora, sem acréscimo ou taxas de deslocamento;
Reembolso de todas as despesas, de acordo com o que for definido na apólice do seguro;
Atende pessoas físicas, não se limitando apenas a planos empresariais, como muitos planos de saúde fazem atualmente.
Segurança e confiabilidade garantidos pela SUSEP - Superintendência de Seguros Privados, que regula e fiscaliza toda a atividade securitária no Brasil, além da ANS, que regula e fiscaliza as atividades na área da saúde;
Valores que podem ser mais baratos do que os planos de saúde, de acordo com as variáveis escolhidas na composição da apólice;
Possibilidade de quitação da anuidade à vista ou parcelada de acordo com a preferência do segurado, no ato da aquisição do seguro saúde.

Como contratar um seguro saúde?

Diferentemente dos planos de saúde, os seguros não podem ser contratados em prestadoras ou cooperativas de saúde. As atividades do seguro saúde, assim como dos planos, é regulamentada e fiscalizada pela ANS. Entretanto, para adquirir um seguro é fundamental buscar o auxílio de uma companhia de seguros ou um corretor capacitado e credenciado junto à Susep.
O corretor de seguros é o profissional que irá identificar as necessidades do segurado e oferecer a melhor solução, personalizada para cobrir as suas expectativas. Ele também irá assessorá-lo durante todo o período de vigência da apólice, auxiliando em casos de dúvidas, assistência na renovação ou na alteração dos dados da apólice.
O seguro saúde não tem carência e, assim que for aprovada a aquisição do serviço, o segurado já poderá utilizá-lo.

Liberdade x escassez

O seguro saúde é uma ótima opção também para quem mora nas cidades de interior, longe das capitais e cidades metropolitanas. Isso porque, nas cidades menores, pode haver uma dificuldade maior de se encontrar rede credenciada para serviços especializados, como exames de alta complexidade, por exemplo.
Quando isso acontece, no caso dos usuários de planos de saúde, há uma dificuldade de aprovação da realização destes procedimentos em outras cidades. Em algumas ocasiões, é preciso, inclusive, pagar uma taxa de deslocamento.
Com o seguro saúde, isso não existe. O segurado tem total liberdade para escolher onde e com quem irá realizar o seu tratamento. A seguradora somente será responsável por fazer o reembolso dos valores, o que agiliza o atendimento.

Conclusão

Converse com um corretor e coloque na ponta do lápis. Além da economia que você poderá fazer, anualmente, com o seguro você terá um serviço com liberdade e confiança. Na Fedrizzi Seguros você também encontra a modalidade seguro saúde.